Tratamentos
Retina Cirúrgica

Como explicado em retina clínica, os tratamentos de retina, sejam medicamentosos ou cirúrgicos, são específicos e variam de acordo com a doença ou lesão do paciente.
Quais doenças possuem tratamento cirúrgico?
As enfermidades de retina mais tratadas por meio cirúrgico são: descolamento de retina; retinopatia diabética; buraco macular; membrana epirretiniana; hemorragia vítrea.
Quais os tipos de cirurgia?
Dentre os tipos de cirurgia de retina existentes, destacam-se:
Vitrectomia (Anterior, Posterior e Via Pars Plana)
Consiste na retirada do vítreo, mais conhecido como o fluido transparente e gelatinoso que preenche o interior do globo ocular, por meio de microincisões de instrumentos. Por estar em contato direto com a retina, muitos tratamentos passam por procedimentos no vítreo. Quando removido, o vítreo é substituído por solução salina, gás especial ou óleo de silicone, que são injetados no interior do globo ocular e restabelecem o seu formato e pressão interna ideal.
Injeção Intravítrea
Caracteriza-se pela introdução de medicamentos por via de humor vítreo, com intuito de reduzir os efeitos colaterais sistêmicos que seriam provocados por injeções intravenosas.
Introflexão Escleral
Tem como método principal a introdução de uma faixa de silicone (fitas esclerais) que envolve a parte posterior do globo ocular, corrigindo obstruções da retina e restabelecendo seu formato ideal. O procedimento costuma estar associado à vitrectomia posterior.
Retinopexia Pneumática
Realizada em casos de roturas ou lesões da retina na parte superior do globo ocular. É feita uma injeção de gases específicos, com intuito de restabelecer a posição anatômica da retina e restaurar a acuidade visual do paciente.
Qual é a mais indicada?
Primeiro de tudo, consulte a opinião de um médico especializado. Com base em exames e avaliações confiáveis, o oftalmologista profissional é o único que saberá dizer qual é o melhor tipo de tratamento e cirurgia para o seu caso.