Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Hospital Saúde dos Olhos - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

(11) 3888-5077

(11) 94590-5951

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Hospital Saúde dos Olhos - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

Tratamentos

Retina Clínica

human-retina-2021-10-02-12-50-17-utc.jpg
A retina é o tecido, a película ou a camada que reveste a parte interna do globo ocular. Ela é repleta de células nervosas (neurônios fotorreceptores), responsáveis por traduzir a imagem que chega aos olhos pelo feixe de luz em impulsos nervosos destinados ao cérebro. Sendo assim, uma estrutura vital para a visão humana.

Quais as principais doenças de retina?
Para além do famoso descolamento de retina, outras doenças e lesões podem afetar esta importante estrutura ocular. Entre elas, podemos citar:

🔹 Retinopatia Diabética
🔹 Retinopatia Hipertensiva
🔹 Retinopatia Miópica
🔹 DMRI - Degeneração Macular Relacionada à Idade
🔹 Moscas Volantes
🔹 Coriorretinopatia Serosa Central
🔹 Membrana Epirretiniana
🔹 Trombose Retiniana
🔹 Buraco de Mácula

Quais os sintomas mais comuns?
Os sintomas dos problemas de retina são específicos e variam de acordo com a patologia em questão. Muitas vezes, os sinais aparecem quando o quadro já se encontra em estágio avançado. Em geral, a percepção das doenças é mais difícil em fases iniciais, o que liga o alerta para pacientes que não buscam suporte médico regular.

Como descobrir um problema de retina?
O diagnóstico pode ser feito com a realização de exames de rotina. Ao procurar um oftalmologista especializado, o paciente obterá uma avaliação precisa e confiável.

Quais os tipos de tratamento?
Assim como os sintomas, os tratamentos para problemas de retina variam de acordo com a doença ou lesão ocular em questão. A depender da avaliação oftalmológica e do agravamento da enfermidade, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Quando procurar ajuda oftalmológica?
É imprescindível o acompanhamento regular de um oftalmologista profissional, com realização de consultas anuais. Somente o profissional especializado saberá avaliar o tipo de caso, bem como orientar o paciente a exames de rotina e tratamentos adequados.