Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Hospital Saúde dos Olhos - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

(11) 3888-5077

(11) 94590-5951

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Hospital Saúde dos Olhos - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

Tratamentos

Pterígio

young-woman-rubs-her-eyes-after-using-glasses-eye-2022-02-16-17-25-57-utc.jpg
Pterígio é uma doença caracterizada pelo avanço de uma membrana pela córnea, capaz de invadir a superfície ocular e atingir até a pupila. É também conhecida como “carne nos olhos”, mas apesar do nome, é uma patologia benigna, indolor e não infecciosa.

Quais as causas? 
Pterígio é uma enfermidade causada por irritações oculares crônicas, normalmente em função de alta exposição a produtos químicos, sol, vento, poeira e fumaça. 

Quais os sintomas?
Além do desconforto estético, da membrana com a vermelhidão, o desconforto com pterígio é também físico, com coceira, ardência e sensação de corpo estranho nos olhos. Quando o quadro é avançado, prejudica a acuidade visual do paciente. 

Qual é o tratamento?
O tratamento de pterígio é, em casos leves, medicamentoso e com uso de colírios anti-inflamatórios. Em casos de agravamento, porém, é indicada cirurgia para remoção da membrana.

Como é a cirurgia?
Quando necessário e sob orientação médica, trata-se de um procedimento realizado sob anestesia local, com duração esperada de 30 minutos. A membrana é removida e, em seu lugar, são inseridas partes das membranas amniótica ou conjuntiva do próprio paciente. 

Quando procurar ajuda oftalmológica?
Diferente de outras doenças oftalmológicas, o pterígio não costuma ser um problema urgente. Em caso de incômodo ou avanço incessante da membrana, jamais se automedique. Procure imediatamente o suporte de um oftalmologista profissional.