Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Hospital Saúde dos Olhos - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

(11) 3888-5077

(11) 94590-5951

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4521 - Hospital Saúde dos Olhos - Jardim Paulista - São Paulo - SP - 01401-002

Tratamentos

Calázio

inflamed-eye-with-infected-stye-upper-eyelid-oph-2022-05-16-21-40-19-utc.JPG
Calázio é uma enfermidade provocada pela inflamação da glândula de meibômio, que compõe a pálpebra. Sobretudo, se manifesta pelo surgimento de um pequeno nódulo, normalmente na parte externa da pálpebra superior, embora também possa aparecer internamente ou na pálpebra inferior.

Quais as causas? 
Dentre as principais causas de calázio, podemos citar doenças de pele, como eczema e acne rosácea, e problemas de drenagem de gordura da glândula de meibômio.

Quais os sintomas?
Além do pequeno cisto na pálpebra, outros sintomas comuns de calázio são: maior sensibilidade à luz, visão turva e diminuição da fenda palpebral. 

Qual é o tratamento?
O tratamento de calázio é, em maioria, medicamentoso, com uso de colírios e pomadas oftalmológicas. Se o nódulo permanecer por muito tempo, então é recomendada cirurgia. Higiene, massagens e compressas quentes no local também ajudam a drenar a glândula.

Como é a cirurgia?
Quando necessário e sob orientação médica, trata-se de um procedimento simples, rápido e seguro. A cirurgia de calázio é realizada com anestesia local e dura aproximadamente 10 minutos, em geral com a retirada do cisto por via interna. 

Quando procurar ajuda oftalmológica?
Diferente de outras doenças oftalmológicas, calázio não costuma ser um problema urgente. Em caso de reincidência ou persistência dos nódulos, procure imediatamente um oftalmologista profissional e jamais se automedique.